A ADENE – Agência para a Energia – é a Agência Nacional de Energia. É uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, de utilidade pública, que tem como missão o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia, do uso eficiente da água e da eficiência energética na mobilidade. 

 

A ADENE faz parte do Sistema Científico e Tecnológico Português e tem como missão desenvolver e executar atividades no âmbito de políticas públicas, que visam promover o uso eficiente da energia e da água, por todos e todos os dias, contribuindo para uma sociedade mais sustentável. A visão da ADENE é tornar-se o centro de excelência para a transição energética, mobilizador de cidadãos e instituições, rumo a uma economia mais competitiva, sustentável e de baixo carbono.

 

No âmbito da ADENE Innovation, o seu grupo de inovação, a ADENE tem em aberto um concurso para atribuição de uma bolsa de investigação de frequência de Mestrado ou Mestrado Integrado no âmbito do seu projeto EMB3Rs – User-driven Energy-Matching & Business prospection tool for industrial Excess heat/cold Reduction, Recovery and Redistribution (https://www.adene.pt/adene-inicia-novos-projetos-com-financiamento-europeu/). Este projeto é financiado pelo programa H2020, o instrumento financeiro da União Europeia vocacionado para o incremento da competitividade, sustentabilidade e inovação da sua indústria e serviços e da sociedade em geral.

 

Áreas científicas: Engenharia Mecânica; Engenharia e Gestão Industrial; Engenharia da Energia e Ambiente; ou outras áreas de Engenharia, que demonstrem conhecimentos na área de termodinâmica, em particular na produção e transmissão de calor e frio em instalações industriais e de edifícios, e respetiva programação/modelação.

 

Domínio de atividade: As atividades a desenvolver estarão inseridas no âmbito do Work Package (WP) 4 – Specific Platform Demonstration do projeto EMB3Rs. O objetivo deste WP é a avaliação do desempenho da plataforma EMB3Rs, em condições reais de operação, cobrindo as principais etapas do processo de modelação e simulação de cenários, para uma gama representativa de utilizadores e estudos de caso. Neste sentido, irão ser realizadas análises aos resultados obtidos sob a forma de caminhos alternativos para recuperação do excesso de calor e frio, nomeadamente através da procura de sinergias, bem como desenvolvidos planos de negócio relacionados com a concretização das soluções encontradas, que se revelem mais promissoras.

 

A ADENE lidera um caso de estudo (Task 4.7: Overall Platform Functionalities in Super-User Mode), onde se utilizará a sua extensa base de dados (tanto na vertente da procura como da oferta), proveniente dos sistemas SGCIE (Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia) e SCE (Sistema de Certificação Energética dos Edifícios), para a representação dos pontos com excesso de calor/frio. Posteriormente, estes serão comparados com a localização e características da procura, no sentido de se identificarem sinergias entre fornecedores de calor/frio e recetores, ao nível nacional.

 

As tarefas a desenvolver pelo Bolseiro contribuem diretamente para as seguintes atividades:

  • Levantamento de indicadores e consumos energéticos;
  • Georreferenciação de utilizadores para oferta-procura de calor/frio na indústria, permitindo um mapeamento de uma possível interligação;
  • Correspondência entre perfis de utilização/produção de excesso de calor/frio;
  • Pesquisa exploratória de tecnologias mais eficientes para recuperação, conversão e distribuição de excesso de energia térmica;
  • Desenvolvimento de um caso de estudo (indústria e edifícios residenciais e de comércio) para validação e demonstração das ferramentas de cálculo desenvolvidas, nomeadamente da plataforma EMB3Rs.

 

O candidato irá integrar a equipa da ADENE associada a este projeto, prestando a sua colaboração em todas as atividades previstas acima e descritas no plano de trabalho.

 

Bolsa: A bolsa destina-se a um candidato(a) que esteja a frequentar o mestrado ou mestrado integrado, dando-se preferências aos candidatos(as) que, para além das atividades de investigação, demonstrem conhecimentos e experiência comprovada nas áreas científicas em causa.

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração máxima até 30 de novembro de 2020, com início previsto em julho de 2020. A atribuição das bolsas não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva e é atribuído ao Bolseiro o Estatuto de Bolseiro, conforme o disposto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., ambos na sua redação atual, que se encontram em vigor na ADENE.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal ilíquido da bolsa de frequência de Mestrado ou Mestrado Integrado é de 1180,00 €, sujeito a IRS. Adicionalmente, inclui-se o pagamento do seguro social voluntário obrigatório e seguro de acidentes de trabalho.

 

Durante o período da bolsa, a ADENE poderá disponibilizar um laptop para uso profissional e o reembolso de despesas com missões a conferências nacionais/internacionais com artigo aceite, bem como a reuniões nacionais/internacionais relevantes para o projeto, sujeitas às condicionantes relacionadas com a situação excecional COVID-19 relativamente a missões internacionais.

 

Local de trabalho e orientação: O trabalho será desenvolvido nas instalações da ADENE, na Av. 5 de Outubro, 208, 1050-065 Lisboa, sob a orientação científica do Prof. Doutor Miguel Sales Dias, ou em situação de teletrabalho, sempre que as condicionantes relacionadas com a situação excecional COVID-19 assim o exigirem.

 

Métodos de seleção: O processo de seleção será desenvolvido com base na avaliação curricular e em duas entrevistas presenciais ou via vídeo conferência. Neste processo são valorizados os seguintes requisitos obrigatórios, comprovados:

  • Estudante com frequência de Mestrado ou Mestrado Integrado nos Domínios previamente identificados;
  • Domínio proficiente em inglês.

 

São ainda valorizados os seguintes requisitos preferenciais:

  • Experiência comprovada no âmbito do SGCIE (Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia), nomeadamente no acompanhamento de auditorias energéticas em meio industrial;
  • Frequência do programa Erasmus ou experiência internacional relevante;
  • Experiência comprovada na utilização de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

 

Composição do júri de seleção: A seleção dos candidatos será efetuada por um júri presidido pelo Prof. Doutor Miguel Sales Dias, pela Doutora Ana Poças e pela Doutora Cláudia Monteiro, em função do mérito curricular comprovado pelo candidato/a e de duas entrevistas presenciais (uma com a Unidade de Recursos Humanos da ADENE e outra com os elementos do júri aqui mencionados).

 

Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 26 de junho até 10 de julho de 2020.

 

Forma de publicitação/ notificação dos resultados:

A publicitação da bolsa em questão será feita de forma online através do sítio do Eracareers (http:/www.eracareers.pt/) assim como no site de recrutamento da ADENE (http://recrutamento.adene.pt/), no site do Expresso Emprego (http://expressoemprego.pt), e divulgado nas redes sociais da ADENE. Os resultados finais do processo serão partilhados com os candidatos através de e-mail, no prazo máximo de 60 dias.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, e respetivas alterações (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt), Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e Regulamento N. º 950/2019, de 16 de dezembro.

 

Forma de apresentação das candidaturas: A candidatura deverá ser enviada através da resposta ao anúncio publicitado no site da ADENE (https://www.adene.pt/oportunidades-de-recrutamento/), acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae pormenorizado, Carta de Motivação e cópia do Certificado de Habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

Referência do anúncio: C20GINOV10