A ADENE – Agência para a Energia – é a Agência Nacional de Energia. É uma associação de direito privado, sem fins lucrativos de utilidade pública, que tem como missão o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia, do uso eficiente da água e da eficiência energética na mobilidade. 

 

A ADENE através da ADENE Innovation é a área de inovação da ADENE com a ambição de ser uma entidade de referência para a inovação, investigação e desenvolvimento da eficiência energética e hídrica, no contexto da transição energética da sociedade, que tem em aberto um concurso para atribuição de uma bolsa de investigação de frequência de Mestrado ou Mestrado Integrado no âmbito do projeto Interreg Hospital Sudoe 4.0 – Gestão Inteligente de Energia em Edifícios Hospitalares (https://www.adene.pt/adene-inicia-novos-projetos-com-financiamento-europeu/). Este projeto é co-financiado pelo programa do Interreg Sudoe, cujo objetivo é a cooperação territorial, sendo co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

Áreas científicas: Engenharia Mecânica

 

Domínio de atividade: O projeto Hospital Sudoe 4.0 enquadra-se no desenvolvimento de metodologias de avaliação do desempenho de eficiência energética e hídrica nos edifícios hospitalares através de:

  • Realização de auditorias de energia e água;
  • Desenvolvimento e validação de metodologias de desempenho de eficiência energética e hídrica em edifícios
  • Interpretação de resultados e definição de medidas de melhoria de eficiência.

O candidato irá integrar a equipa da ADENE associada a este projeto, apoiando em todas as atividades previstas acima, e descritas no plano de trabalho.

 

Bolsa: A bolsa destina-se a um candidato (a) que esteja a frequentar o mestrado ou mestrado integrado, dando-se preferências aos candidatos (as) que, para além das atividades de investigação, demonstrem conhecimentos e experiência comprovada nas áreas científicas em causa.

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração máxima até 30 de novembro de 2020, com início previsto para fevereiro de 2020. A atribuição das bolsas não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva e é atribuído ao Bolseiro o Estatuto de Bolseiro, conforme o disposto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., ambos na sua redação atual.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal ilíquido da bolsa de frequência de Mestrado ou Mestrado Integrado é de 1180,00 €, sujeito a IRS. Adicionalmente, inclui-se o pagamento do seguro social voluntário obrigatório e proporcionamos um seguro de acidentes de trabalho e seguro de saúde.

 

Para um trabalho realmente excecional que excede os compromissos, adicionaremos um prémio monetário no final do período da bolsa, correspondente a 1180,00 € sujeito a IRS, dependendo da avaliação do desempenho.

 

Durante o período da bolsa, a ADENE poderá disponibilizar um laptop para uso profissional e o reembolso de despesas com missões a conferências internacionais com artigo aceite, bem como a reuniões internacionais relevantes para o projeto.

 

Local de trabalho e orientação: O trabalho será desenvolvido nas instalações da ADENE, na Av. 5 de Outubro, 208, 1050-065 Lisboa, sob a orientação científica da Doutora Ana Poças.

 

Métodos de seleção: O processo de seleção será desenvolvido com base na avaliação curricular e em duas entrevistas presenciais. Neste processo são valorizados os seguintes requisitos obrigatórios, comprovados:

  • Estudante com frequência de Mestrado ou Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica – ramo de Energia;
  • Experiência comprovada em simulação dinâmica de energia com Energy Plus, com frequência de estágio – mínimo de 6 meses, em empresa no ramo da Energia;
  • Domínio proficiente em inglês.

 

São ainda valorizados os seguintes requisitos preferenciais:

  • Experiência comprovada em programação em Matlab e R/Python e conhecimentos de termodinâmica
  • Frequência do programa Erasmus ou experiência internacional relevante;

 

Composição do júri de seleção: A seleção dos candidatos será efetuada por um júri presidido pelo Prof. Doutor Miguel Sales Dias, pela Doutora Ana Poças e pela Doutora Cláudia Monteiro, em função do mérito curricular comprovado pelo candidato/a e de duas entrevistas presenciais (uma com a Unidade de recursos humanos da ADENE e outra com os elementos do júri aqui mencionados).

 

Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 24 de janeiro até 07 de fevereiro de 2020.

 

Forma de publicitação/ notificação dos resultados:

A publicitação da bolsa em questão será feita de forma on-line através do sítio do Eracareers (http:/www.eracareers.pt/) assim como no site de recrutamento da ADENE (http://recrutamento.adene.pt/), no site do Expresso Emprego (http://expressoemprego.pt), e divulgado nas redes sociais da ADENE. Os resultados finais do processo serão partilhados com os candidatos através de e-mail, no prazo máximo de 60 dias.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, e respetivas alterações (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt), Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e Regulamento N. º 950/2019, de 16 de dezembro.

 

Forma de apresentação das candidaturas: A candidatura deverá ser enviada através da resposta ao anúncio publicitado no site da ADENE (https://www.adene.pt/oportunidades-de-recrutamento/), acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae pormenorizado, Carta de Motivação e cópia do Certificado de Habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.